quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

O Passe Livre é um direito dos trabalhadores e um dever do Estado


A bandeira do passe livre é uma bandeira da cidadania, 
do direito ao transporte público


O Movimento Passe Livre - MPL e diversas outras organizações políticas mais uma vez são protagonistas de grandes mobilizações em São Paulo contra o aumento da tarifa de transporte público.

O anúncio do aumento da tarifa já há alguns anos não é algo "fácil" para os agentes do Estado. É notório para todas e todos: Se vai ter aumento, haverá resistência e se haverá resistência, haverá repressão. Essa repressão acaba por impulsionar uma dialética de potencialização do próprio movimento. O transporte público é hoje, nas grandes metrópoles não só um problema social, mas um problema para ordem social da exclusão capitalista e um campo de atuação, mobilização, organização e embate político.

Numa cidade com milhões de habitantes, onde o custo de vida é muito elevado, os gastos com transporte são por demasiado pesados no bolso das trabalhadoras e trabalhadores. Essa nova forma de organização e luta que vem tomando força há pelo menos 12 anos, desde os primeiros levantes em Florianópolis e Salvador, em 2003, que foram protagonistas da redução das tarifas, têm sido espaços de formação a partir da experiência concreta de luta para milhares de jovens.

Nesse sentido, socialistas, comunistas, anarquistas e outras correntes de resistência devem estar presentes nesses "focos de resistência". Nós, militantes, quadros, amigos e simpatizantes do PSOL - Partido Socialismo e Liberdade devemos estar juntos com os movimentos populares para buscar a sua hegemonia, conscientizando, ensinando-aprendendo, forjando a luta de classes.

O passe livre é um direito dos trabalhadores e das trabalhadoras e um dever do Estado. Contudo, o Estado controlado pela burguesia utiliza o seu aparato militar para reprimir os movimentos de luta por direitos.

Todo apoio ao MPL e à juventude que ousa sonhar! 
Todo apoio ao MTST!
Todo apoio aos lutadores do povo! 





Saiba mais em http://saopaulo.mpl.org.br/ 



Nenhum comentário:

Postar um comentário