segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Prefeito anda de busão e Jânio quadros come mortadela

Prefeito Eloísio assina documento do MAP se 
comprometendo a criar o Conselho Municipal de Transportes

A idéia do Prefeito de andar de busão para ouvir o povo é boa, muito boa para seu "marketing político".


Pelas fotos que vi, o busão tava vazio, o que talvez não seja muito próximo da nossa realidade. Esses dias peguei o Cohab às 07:30h e fiquei na escada e espremido. Devia ter umas 2.000 pessoas no busão! rsrs

Pode parecer chatice minha, talvez seja mesmo, mas ou eu tenho muita maldade no coração, ou essa medida é puramente publicitária, pra não dizer demagogica. Porque? Porque surge num momento oportuno, exatamente quando o comentário que corre na cidade é que essa Administração não foi a "mudança" esperada.
De toda forma, se é pra ver os problemas do transporte coletivo, que tal um rolezinho às 18h no Pq. Esperança, no Imaculada ou no Country Clube?
Os problemas do transporte já são conhecidos da atual Administração e o maior deles é a falta de fiscalização da empresa, que apresenta seus dados sem um controle efetivo do município.
No dia 01 de dezembro de 2012 o atual Prefeito assinou um documento onde assumiu o compromisso de criar o Conselho Municipal de Transportes - CMT. Esse conselho deveria ser o órgão eleito pelo povo com poder de fiscalizar e determinar como deve funcionar o transporte.
Ao invés de efetivar esse órgão de participação popular, de cidadania, o Prefeito assume sozinho esse papel e sozinho deverá assumir os erros e acertos de sua postura.
O CMT deveria ser a mudança verdadeira no transporte público em Poços. Deveria ser a radicalização da democracia direta e participativa, mas não, há que diga que deveria apenas ser um órgão "consultivo", ou seja, para dar sugestões aos "iluminados tecnocratas". Reside aí uma visão elitista que desmerece o conhecimento e a capacidade do povo pensar e resolver seus problemas. Esse "elitismo" é o verdadeiro "assassino da emancipação do povo".
Não é entrando em busão estrategicamente escolhido pra tirar foto e postar no Facebook que se vai encontrar caminhos para melhorar nosso transporte, mas sim efetivando o Conselho Municipal de Transportes, apertando o cerco com a empresa, fiscalizando e mostrando quem manda, ou pelo menos deveria mandar no transporte público.
Uma auditoria das contas do transporte público já ajudaria muito para "clarear" as incertezas que pairam sobre essa questão, mas claro, falar de auditoria em cidadezinha gera até morte! Que o diga Celso Daniel!
Janio Quadros era um demagogo, comia pão com mortadela em meio a discursos para parecer popular, mas seu governo não era um governo popular, ligado e regido por movimentos sociais.
Quando Janio Quadros percebeu que o barco estava afundando, resolveu renunciar esperando que o povo fosse socorrê-lo. .... Morreu esperando.

Por Diney Lenon, membro do Diretório Municipal do PSOL e do MAP - Movimento de Ação Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário